VENENO FURTIVO
A Ascensão do Fascismo em Bertolt Brecht e Heiner Müller
por Manfred Karge
A masterclass, orientada por Manfred Karge, promove um contacto com as especificidades da escrita dramática e a ressonância no corpo dos intérpretes, através de uma abordagem teórico-prática da dramaturgia Alemã contemporânea, nomeadamente em textos dramáticos de Bertolt Brecht e Heiner Müller, bem como dos conceitos e práticas da metodologia de Manfred Karge, enquanto autor, actor e encenador do Berliner Ensemble. A masterclass debruça-se ainda sobre uma temática constante da dramaturgia alemã, nomeadamente o fascismo e as suas ressonâncias dramáticas, pelas perspectivas de distintos dramaturgos.
A masterclass é uma actividade apoiada pelo GOETHE-INSTITUT PORTUGAL, e TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO.
PÚBLICO-ALVO
Actores, Dramaturgos, Professores, Formadores, Estudantes (Ensino Profissional e Universitário) e Profissionais do Espectáculo e das Artes, nomeadamente nas áreas de Interpretação, Encenação, Argumento e Dramaturgia.
DURAÇÃO
8 horas de formação
Nº PARTICIPANTES
10 - 25 participantes
FORMADOR
MANFRED KARGE. Berlim, 1938. Formação em Teatro em Berlim Oeste. Desenvolve actividade profissional como autor, actor e encenador para o Berliner Ensemble e o Volksbühne, entre outros. Autor de Jack wie Hose (1982) e Die Eroberung des Südpols (1985), entre outros. Encenador com Matthias Langhoff de interpretações radicais de clássicos como Ibsen e Tchekhov, que despiram de armadilhas realistas em favor de cenários estilizados. Destaca as premières 'The Battle' (1975), 'The Mission'(1983), 'Desolate Shore' (1983), and 'Medeamaterial' (1983) de Heiner Müller.
INFORMAÇÕES / RESERVAS
+351 916 529 041
Teatro Nacional São João
4 Junho 2011, 10h00-20h00